Você está em Institucional / Princípios do Cooperativismo
PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMO
1º. Adesão Livre e Voluntária
Todo mundo pode fazer parte de uma cooperativa, sem discriminação de raça, cor, sexo, idade, politica ou religião. É só associar e assumir a responsabilidade de cooperado.

2º. Gestão Democrática pelos cooperados
As cooperativas são controladas pelos próprios cooperados, que participam da definição de suas politicas e da tomada de decisões. Os cooperados eleitos em Assembleia têm responsabilidade com seus sócios.

3º. Participação Econômica dos Cooperados
Os cooperados contribuem para o capital das suas cooperativas e o controlam democraticamente. Geralmente os resultados são divididos entre os cooperado. Mas os participantes podem decidir se vão distribuir as sobras entre eles, reinvesti-las na própria cooperativa ou em projetos sociais voltados à comunidade.
“Conforme a Lei Complementar 130 de 17 abril de 2009 art. 8º Compete à assembleia geral das cooperativas de crédito estabelecer a fórmula de calculo a ser aplicada na distribuição de sobras e no rareio de perdas, com base nas operações de cada associado realizadas ou mantidas durante o exercício”.

4º. Autonomia e Independência
As cooperativas são autônomas e de ajuda mútua, controladas pelos próprios participantes.

5º. Educação, Formação e Informação
As cooperativas promovem a educação e a formação de seus cooperados representantes eleitos, administradores e funcionários, contribuindo para o seu desenvolvimento social e financeiro.

6º. Intercooperação entre Cooperativas.
Uma cooperativa coopera com a outra porque, unidas ganham mais força, alcançando melhores resultados para os seus cooperados.

7º. Interesse pela Comunidade e Responsabilidade Social
As cooperativas contribuem com o desenvolvimento sustentável das comunidades, criando ações sociais e ambientais.